10 anos atras… em Cuiaba, MT

Times Square, NYC
Times Square, NYC

Fazer intercâmbio é bem mais do que o nome diz, muito mais do que só viajar. Eu fui para um programa de trabalho em Lake Placid, no Estado de Nova York – e lá passei alguns dos dias mais fantásticos da minha vida.

Claro que saindo de uma cidade interiorana como Cuiabá, queria conhecer uma metrópole grande, cheia de vida, coisa que Lake não é. Mas de cara já senti no ar aquela coisa do “intercâmbio”: dominar melhor a língua, viver numa cultura nova, fazer muitas amizades. E tudo com aquele friozinho na barriga de não saber se ia ficar, sem saber o que aconteceria na hora do breakfast do dia seguinte.

As amizades são o que de melhor se pode levar de um país diferente, além de dólar… Papo vai papo vem com amigos, acabei passando uma semana de sonhos em Nova York City. A Broadway deslumbra. Até elegi Times Square como meu pedacinho de chão nos EUA – claro, meu e de toda a torcida dos Yankees, do Flamengo, do Barcelona…

Gente, lá eu fiz de tudo. Fui faxineira, garçonete e caixa. Nada a ver com o desrespeito que estas profissões têm no Brasil. Tudo de bom. Aquela coisa de trabalhar em time, uns ajudando os outros. O horário de trabalho light, tempo para um segundo emprego. Os meus dias de Lake Placid, não tiveram nada de plácido pra mim. Foi só batente, mas bem pago e alto astral.

Se tem alguma coisa que a gente aprende e que ajuda no exterior é ter uma atitude pra cima. Pra todos aqueles que sonham com intercâmbio, meu único conselho: um sorriso e cabeça aberta. E lembre-se: vai ajudar na hora de pular de um emprego pra outro, porque você vai precisar de uma letter of recommendation…

Reencontro em Manhattan,  NY
Reencontro em Manhattan, NY

Coisas boas ? Zillions! Ser brasileiro fora é ser sempre bem tratado, bem recebido, porque todos sabem que estamos vindo de um país amigo, que adora a cultura americana, sem ignorar nossas raízes.

Trabalhar e viajar são tudo de bom. Conheci também o interiorzão do estado de Nova York, toda Florida, as praias de Miami Beach – só maravilhas.

Paixão ? Sem ela a gente nunca sairia da cama de manhã! Gostei tanto dos cinco meses que passei rolando pelos EUA que voltei. Fiz um segundo período de work and travel, desta vez no bucólico estado de Vermont – nossa, parece que lá tem mais neve do que água no Pantanal!

Para viagens assim, quem pode te dar dicas práticas de como fazer pra chegar lá e’ o Ricardo Oliveira – contate:

Rua Mal Floriano Peixoto 466 sala 08 Cuiaba, MT- Brasilimage001

F: 65 3624 7290 / 9609 0009

poolcba@terra.com.br

Eu só posso dizer que a jornada sempre vale a pena.

Sou Wilka Nascimento e muito obrigada por ler o Blog.

Little Italy, NY
Little Italy, NY
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s